Começam a chegar equipamentos para obras em cais do Porto de Santos

A primeira balsa que será utilizada no alinhamento do Cais de Outeirinhos, que fica entre os armazéns 23 e 29 do Porto de Santos, já está no complexo santista. Com isso, faltam apenas a chegada das estacas e a mobilização de outros equipamentos para o início das obras, previsto para o próximo dia 22. Um canteiro está sendo montado na Ponta da Praia.Na primeira semana do mês que vem, dois guindastes com capacidade para carregar 275 toneladas chegarão ao complexo. Outro equipamento de 170 toneladas e um rebocador Atlas também fazem parte das máquinas que serão utilizadas.
A estimativa da Secretaria de Portos (SEP) é cravar a primeira estaca da obra no dia 14 de novembro. Os materiais já foram encomendados e devem ser entregues nos próximos 30 dias.

A assessoria técnica e a fiscalização da qualidade dos projetos, da construção e da adequação para o alinhamento serão feitas pelo consórcio formado pelas empresas Ebei-LPC–Latina. Ele foi contratado pela Codesp por R$ 6.088.327,08 e vai atuar durante toda a obra.

Por enquanto, reuniões de trabalho envolvendo a Marinha do Brasil e o consórcio Serveng-Constermac-Constran são realizadas para estabelecer detalhes do início das obras. A intenção é minimizar os impactos nas operações portuárias do complexo santista.

Conforme explicado pelo diretor de Infraestrutura e Execução de Obras da Codesp, Paulino Moreira Vicente, os trabalhos foram divididos em sete trechos. As áreas 1 e 2 compreendem o Cais da Marinha. O terceiro fica próximo às instalações da Citrovita e o quarto, na região do T-Grão. Já os trechos 5, 6 e 7 são os do Terminal de Passageiros.

As obras devem ser iniciadas com pelo menos duas frentes de trabalho. Os trechos 1 e 3 serão os primeiros a sofrer as intervenções. Dois bate-estacas trabalharão na colocação das estruturas.

Copa do mundo

Quando terminado, o serviço permitirá a atracação simultânea de até seis navios nas proximidades do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini. Atualmente, apenas três embarcações podem parar perto da unidade.

Mesmo com o prazo de 26 meses para a execução da obra, que expira em dezembro de 2014, o plano é que os trabalhos sejam concluídos antes, para que a nova estrutura seja utilizada na Copa do Mundo de 2014. Com o cais alinhado, será possível disponibilizar o local para embarcações que vão oferecer 15,4 mil leitos de alta qualidade, no total.