CSP bate recorde de embarques de placas no Porto do Pecém, no Ceará

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) exportou mais de 300 mil toneladas de placas de aço no Porto do Pecém no mês de janeiro. O número equivale à metade de todo o volume exportado em 2016 e o dobro do último mês de dezembro. O recebimento de matérias primas também foi um destaque no mês, superando meio milhão de toneladas.

 

Em 2016, a CSP iniciou a operação do alto-forno, com a produção das primeiras placas em 20 de junho e o marco de um milhão de toneladas produzidas em 28 de dezembro. O embarque superou a produção em 40%.

 

Conforme a siderúrgica, o resultado foi devido ao carregamento de dois navios simultâneos. A Companhia espera alcançar a capacidade de produção de três milhões de toneladas de placas de aço neste ano.

 

“O Ceará construiu um porto com a parte física espetacular. O que faltava era acertar a operação”, comentou o presidente da CSP, Eduardo Parente.

 

Neste mês de fevereiro, em parceria com a Cearaportos, a CSP espera atingir a marca de um milhão de toneladas de placas de aço exportadas. “Com a melhoria da programação de navios por parte da siderúrgica e a sincronização do transporte terrestre, conseguimos planejar o sistema como um todo. Isso é bom para todo mundo, pois aumenta a produtividade e reduz desperdícios, como a fila de navios, por exemplo”, destacou Danilo Serpa, presidente da Cearaportos.

 

Movimentação no Porto do Pecém

 

Das 11.2 milhões de toneladas de cargas movimentadas no Pecém em 2016, 5.6 milhões foram provenientes da siderúrgica. A previsão para 2017 é que a CSP contribua com cerca de 60% de toda a operação do porto.

 

As placas de aço da CSP já foram exportadas para quatro continentes (Ásia, Europa, Américas e Ásia) e mais de 12 países, como Alemanha, Coreia do Sul, Estados Unidos, Indonésia, Itália, Marrocos, México, Reino Unido, República Tcheca, Tailândia, Taiwan e Turquia.