Em assembleia, trabalhadores da Codesp suspendem paralisação

Em assembleia na noite deste domingo (27), os portuários decidiram suspender a paralisação de 24 horas prevista para esta segunda-feira (28), a partir das 7 horas. A decisão foi tomada, segundo o Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), após a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) aceitar parte da contraproposta elaborada pelos trabalhadores. 

 

A possibilidade de paralisação foi anunciada na quarta-feira (23), caso a estatal não aprovasse a contraproposta formulada pela categoria. Mas, segundo o sindicato, na sexta-feira (25), empresa e sindicato conversaram sobre os itens das reivindicações e alguns foram atendidos.

 

“Vamos continuar conversando com a Codesp para que o aumento salarial seja dado de acordo com o INPC. Vamos pressionar a Sest, a Secretaria de Portos e o Ministério dos Transportes para que o reajuste salarial seja autorizado e pago retroativamente a 1º de junho, data-base da categoria”, afirmou o presidente da entidade sindical, Everandy Cirino dos Santos.

 

Segundo o Sindaport, a Codesp decidiu manter o adicional noturno em 50%. Quanto a reajuste salarial, o sindicato informou que vai esperar uma posição da Codesp nos próximos 60 dias, uma vez que a estatal falou sobre a possibilidade de uma reunião conjunta, em Brasília, na sede da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest). 

 

O pagamento do vale-refeição/alimentação extra no mês de dezembro foi mantido e, seguindo a exigência da Lei nº 9.656/98, viúvas e dependentes terão que pagar, a partir de agora, 100% do valor do plano de saúde. 

 

A Codesp recuou da proposta do empréstimo de férias e manteve a decisão de pagar adicional referente ao quebra de caixa apenas para os funcionários que manuseiam dinheiro na tesouraria.