FEDERAÇÕES DOS PORTUÁRIOS SE REÚNEM COM PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, RODRIGO MAIA, E FALAM DA MP 945

As Centrais Sindicais de todo o país se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), neste domingo (21). Na ocasião, a Medida Provisória nº 945, que baixou normas temporárias frente à pandemia da Covid19 no setor portuário, foi um dos temas. Mário Teixeira, presidente da Fencoovib, representando a FNE e a FNP, participou deste encontro, por articulação pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

A Medida Provisória nº 945 foi baixada em 04 de abril deste ano e foi prorrogada em 1º de junho, contudo o relator só foi escolhido nesta segunda-feira (22), resultado da reunião de ontem, quando foi solicitada a indicação deste personagem para que as emendas necessárias sejam debatidas e aplicadas. Cumprindo a promessa, o presidente da Câmara dos Deputados indicou, na manhã de hoje, o deputado federal, pelo Paraná, Felipe Franscischini (PSL).

O presidente da FNE, José Adilson Pereira, falou que as três Federações já tiveram contato com os Sindicatos de trabalhadores portuários do Paraná e que as lideranças das entidades, que têm boas relações com o relator da MP 945, já iniciaram contatos com o parlamentar. O objetivo é o estreitamento de relações.

Mário Teixeira disse que, durante a vídeo reunião, houve reconhecimento da importância do Setor Portuário, que representa mais de 96% do comércio exterior do país, “e, em se tratando de ser uma atividade essencial – o trabalho portuário – os trabalhadores vêm dando uma parcela, importante, de colaboração, ou seja, não houve qualquer problema operacional nos portos, embora estes trabalhadores estejam sendo sacrificados – é que mais de 30% da mão de obra, para prestar serviços nos portos, Deputado federal Felipe Franscischini (PSL/PR) Mário Teixeira, presidente da Fencoovib 2 foi reduzida em função do afastamento daqueles que têm mais de 60 anos”, disse Mário Teixeira.

Os líderes da Fencoovib, FNE e FNP consideram que a reunião foi muito importante. Todos agradecem ao presidente da CTB, Adilson Araújo, pelo espaço proporcionado para que os representantes dos trabalhadores portuários apresentassem seus pleitos, diretamente, ao presidente da Câmara dos Deputados.

Este encontro, também, serviu para que os participantes falassem dos problemas enfrentados pelas entidades sindicais, quanto a situação financeira. Enfatizaram, segundo Mário Teixeira, sobre o chamado “buraco negro, que é o caso em que a Caixa Econômica vem retendo recursos das entidades sindicais referentes à resíduos de contribuições sindicais”. Sobre este tema, Mário Teixeira informa que ficou definida a aprovação de uma Lei, tendo a minuta preparada pelas Centrais.