Em visita ao Rio de Janeiro na última quarta-feira (29), o ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), Edinho Araújo, participou da abertura da 5ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha na Firjan, com aproximadamente 200 empresários, autoridades e profissionais do setor de logística, transporte e infraestrutura.Em seu discurso, o ministro ressaltou que, mesmo com os desafios atuais, continua confiando na força do país e da iniciativa privada: “O setor portuário está repleto de oportunidades. Neste momento, por exemplo, estamos discutindo a concessão dos canais de acesso aos portos, a fim de garantir a dragagem para manutenção da profundidade nos acessos marítimos. Cabe a nós, órgãos públicos, trabalharmos para viabilizar novos investimentos, que gerem emprego e renda e que reduzam o custo Brasil.”
Em seguida, reuniu-se ainda no local, com os diretores da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Helio Szmajser e Cláudio Soares, com o secretário e o subsecretário de Estado de Transportes, Carlos Osório e Delmo Pinho, além de alguns empresários, para tratar de questões como a melhoria dos acessos rodoviários ao Porto do Rio de Janeiro.
Depois de ver as obras de construção do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, o ministro realizou uma visita ao terminal de cruzeiros do Porto do Rio, acompanhado dos quatro diretores da Companhia Docas do Rio de Janeiro. Durante reunião com executivos da empresa Pier Mauá, que opera o terminal, foram tratadas as adequações necessárias visando atender ao aumento de demanda nas Olimpíadas 2016.
As ideias discutidas consideram as mudanças previstas no projeto Porto Maravilha. A dimensão dessas intervenções que vão revitalizar a região portuária da cidade foi exibida em vídeo para o ministro. Após a reunião, o grupo percorreu as atuais instalações do terminal de passageiros e o ministro conferiu “in loco” as propostas apresentadas.