MINISTRO GARANTE QUE OBRA DE DRAGAGEM DO PORTO DE VITÓRIA NÃO SOFRERÁ MAIS ATRASOS

As obras de dragagem do Porto de Vitória ganharam mais um capítulo na manhã desta segunda-feira (10). O ministro dos Portos, Helder Barbalho, veio ao Espírito Santo assinar termos para o retorno das obras, além da construção de um novo Terminal de Uso Privado, em Aracruz.

A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória. A previsão é que Porto de Vitória opere em novas condições no final de 2016, um investimento de R$109 milhões.

O serviço de dragagem do Porto de Vitória começou em 2012, mas teve que ser paralisado por causa de características geológicas. De acordo com o governo, pouco mais de 40% da obra foi realizada.

Segundo o ministro, será necessário um novo equipamento para dar continuidade ao projeto. “Num momento inicial do contrato se imaginou que demandasse um tipo de processo de derrocagem. Mas os resíduos dessa derrocagem exigiram outro tipo de dragagem e, por isso, que está sendo feita a adaptação”, explicou.

Barbalho também garantiu que a partir de agora não haverá mais atrasos e que o novo equipamento necessário para dar continuidade à obra chegará à Vitória no primeiro trimestre do ano que vem. O maquinário necessário virá da Nova Zelândia. “A previsão é que continuem os serviços que estão sendo feitos. Até o início de março é o prazo para que as dragas estejam em Vitória para pleno funcionamento de serviços.”, disse.

O contrato inicial das obras previa um investimento de R$ 85,6 milhões, mas foi necessário um aumento de R$15 milhões, por causa do reajuste dos valores atuais e mudanças nos equipamentos utilizados na obra. Segundo o ministro esse reajuste é contratual. “O contrato está sendo respeitado. O que existe é um aditivo porque está se mudando a modalidade de derrocagem e o tipo de dragas que estão sendo contratadas, posterior ao que se identificou num momento inicial” afirmou o Helder Barbalho.

O contrato com a concessionária que executa a obra iria acabar no início de dezembro. De acordo com o governador Paulo Hartung, havia a preocupação de começar um novo processo de licitação.

“Se fosse submetida a uma nova licitação, imagina o tempo que nós iríamos gastar para assistir essa obra. Os projetos assinados hoje são um passo importante. O grande objetivo é que a gente consiga resgatar linhas marítimas e acesso de mais navios”, afirmou.

Com a dragagem e derrocagem do Porto, a profundidade do canal de Vitória aumentará de 11 metros para 14 metros, podendo aumentar em até 40% a movimentação de caragas.

Durante a assinatura do contrato o ministro elogiou a produtividade do porto capixaba. Segundo ele, o movimento de cargas no Estado cresceu mais de 120% na comparação de setembro de 2014 e setembro de 2015.

O ministro destacou também a importância do projeto e os planos para o Espírito Santo. “O Estado é um ponto estratégico para a logística brasileira e exatamente com este intuito, nós queremos aumentar a produtividade do Porto de Vitória. Nós queremos aumentar a profundidade para que possam vir navios de maior calado e incluir Vitória efetivamente no plano estratégico de todas as navegações. Assim vamos garantir a oferta portuária e, acima de tudo,a competitividade e eficiência a este setor vital para o Brasil”, complementou.

Além das obras do Porto de Vitória, também foi assinado o contrato de adesão para a instalação de um novo Terminal de Uso Privado, que será de responsabilidade da empresa Imetame, com um investimento de cerca de R$60 milhões. O terminal será construído em Aracruz, no Norte do Estado e deve começar a operar em 3 anos.