Petroleiros fazem paralisação para pedir mais segurança no terminal da Transpetro em Santos, SP

Os petroleiros que trabalham na Transpetro, subsidiária da Petrobras no ramo de transporte e logística de combustível, em Santos, no litoral de São Paulo, fizeram uma mobilização na manhã desta segunda-feira (25) na porta do terminal da empresa. Segundo o sindicato que representa a categoria, o protesto aconteceu por que a Transpetro diminuiu o número de operadores.

 

O diretor do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) do Litoral Paulista, Fábio Mello, informou que, nesta segunda-feira, os trabalhadores que deveriam entrar às 7h e resolveram cruzar os braços. Além disso, os funcionários do administrativo também paralisaram as atividades por duas horas.

 

Segundo o diretor, a mobilização é por conta da redução no número de funcionários e para pedir mais segurança para os trabalhadores. “A empresa retirou um posto de trabalho do painel de operação aqui do terminal. São milhares de metros cúbicos de derivados de petróleo sendo movimentados por dia. É um terminal muito importante e hoje nossa segurança está em risco por uma atitude unilateral da empresa. Com funcionários a menos, o risco de acidentes é maior”, disse.

 

De acordo com o Sindicato, as mobilizações continuarão até que a empresa dê um retorno sobre as reivindicações que incluem, também, a proibição dos trabalhadores terceirizados de utilizarem o restaurante industrial.

 

O G1 fez contato com a Transpetro, mas a empresa não se pronunciou sobre as reivindicações dos trabalhadores até a publicação desta reportagem.