Porto de Imbituba realiza maior embarque de granel sólido da Região Sul do Brasil

Desatracou no último domingo (16) do Porto de Imbituba, no sul de Santa Catarina, o navio “RIK Oldendorff”, com 104.969,88 toneladas de minério de ferro. O volume exportado em um único navio, de aproximadamente 105 mil toneladas, inaugura uma nova era nas operações do porto catarinense e se consolida como o maior embarque de granel sólido já realizado na Região Sul do país, segundo dados do Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que vêm sendo acompanhados desde 2010. Este é o segundo recorde de embarque no porto em 2020. A liderança anterior em Imbituba era de 89,5 mil toneladas, conquistada em janeiro.

O cargueiro de bandeira liberiana segue para o Porto de Tianjin, na China. A embarcação tem com 260 metros de comprimento e 43 metros de largura. Deixou o porto com 13,5 metros de calado. A embarcação “RIK Oldendorff” foi atendida pela agência marítima Friendship e a operação foi realizada pela empresa Imbituba Logística Portuária (ILP).

Desde 2012, o Porto de Imbituba é administrado pelo estado de Santa Catarina, através da SCPAR Porto de Imbituba, estatal subsidiária da holding SCPAR, braço empreendedor do estado catarinense. “Estamos alinhados com o governo do estado para propiciar o desenvolvimento econômico sustentável, buscando constantemente melhores condições comerciais para os empreendedores, trabalhadores e a sociedade. Diante desta e das demais conquistas que estamos registrando juntamente à comunidade portuária, vemos dia a dia o cumprimento de nossa missão enquanto estatal de qualificar o Porto de Imbituba para operações cada vez mais eficientes”, avalia Jamazi Alfredo Ziegler, presidente da SCPAR Porto de Imbituba, autoridade portuária.

A carga

O minério de ferro embarcado no Porto tem origem em Imbituba, a partir de um processo industrial de uma extinta indústria carboquímica do município. O produto é utilizado na produção de aço, tintas, entre outras aplicações. Este é o terceiro navio de um projeto de exportação que reiniciou em dezembro de 2019.