O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, empossou, nesta segunda-feira (11), Adalberto Tokarski como diretor-geral da ANTAQ. A assinatura do termo de posse aconteceu no ministério, em Brasília. “Estou motivado e feliz, ciente dos grandes desafios”, destacou Tokarski. O diretor da ANTAQ, Fernando Fonseca, também esteve presente.
Um dos desafios ao qual Tokarski se referiu foi o programa de arrendamentos portuários. “Iremos trabalhar para agilizar esse programa de arrendamentos, sempre com um diálogo profícuo com o ministério e a SEP”, apontou.
Outro ponto que o diretor-geral destacou foi o prosseguimento da Agenda Positiva, que é um canal de diálogo entre a ANTAQ, o setor regulado e os seus usuários. “É fundamental que a Agência mantenha aberta a comunicação com os setores portuário e de navegação”, afirmou Tokarski, ressaltando que a Agência precisa estar próxima para perceber in loco o que deve ser feito para melhorar.
Tokarski afirmou que a Agência fará ações conjuntas com as autoridades portuárias em relação à fiscalização. “Essas ações fiscalizatórias servirão para dar maior dinamismo e eficiência para o trabalho da ANTAQ.” Essa ação conjunta já está sendo feita com eficiência em Santos (SP) e Paranaguá (PR).
Após a assinatura do termo de posse, Tokarski e o ministro se reuniram. O ponto relevante da discussão foi a questão orçamentária da Agência.