Apesar do bom resultado no semestre, as exportações e importações registraram queda e o Porto de Santos fechou o seu balanço de movimentação de cargas, em junho, em decréscimo. No mês passado, 9,2 milhões de toneladas de cargas entraram ou saíram do País pelo Porto de Santos. Este volume é 5,4% menor do que a movimentação de cargas no sexto mês do ano passado, que registrou 9,8 milhões de toneladas operadas no cais santista.
As importações registraram queda de 6,7 em junho. De 2,8 milhões de toneladas desembarcadas no complexo no sexto mês de 2014, apenas 2,6 milhões de toneladas chegaram ao Brasil por Santos no mesmo mês deste ano.
Entre as maiores baixas do mês estão os desembarques de minério de ferro, que caíram 67,5% e passaram de 109.738 toneladas, em 2014, para 35.671 toneladas no mês passado. Já os embarques de carvão, caíram 41%, passando de 76.036 toneladas, em junho do ano passado, para 44.789 toneladas no mesmo mês deste ano.
As exportações também registraram baixa em junho e ela foi de 4,9%. De 6,9 milhões de toneladas embarcadas no sexto mês do ano passado, o volume caiu para 6,6 milhões de toneladas no mesmo mês deste ano. As reduções foram impulsionadas pela retração no embarque das principais commodities: o açúcar e a soja.
Entre as quedas, a de açúcar foi a mais acentuada, 22,3%. Em junho, 1,3 milhão de toneladas da commodity foram exportadas pelo cais santista. No entanto, um ano antes, o volume foi de 1,6 milhão de toneladas.
Os embarques do complexo soja, que incluem as variações grãos e farelo, no mês passado, somaram 2,1 milhões de toneladas. A queda é de 8,8%, já que no mesmo período do ano passado, o volume de importações foi de 2,3 milhões de toneladas.