Do IDC queremos estender o nosso total apoio às três federações brasileiras que representam os trabalhadores no setor portuário – a FNE, FNP e FENCCOVIB em suas manifestações marcadas para o dia 1 de julho.
Fomos informados sobre os ataques laborais no mercado de trabalho e a jurisprudência dos trabalhadores portuários brasileiros através da alteração prevista da Lei 12 815/13 mais também no sentido laboral mas amplio e na área social com o projeto “Ponte ou no futuro.” O âmbito do trabalho, exclusividade e jurisprudência dos estivadores está sendo atacada por diferentes frentes e por meio de estratégias diferentes em muitos países em todo o mundo. De IDC podemos constatar como os governos e as empresas pressionam para liberalizar a contratação dos estivadores a fim de enfraquecer a força dos sindicatos e os direitos dos trabalhadores alcançado através da luta de muitos anos e sindicatos fortes.
É por isso que companheiros que podem contar com o nosso total apoio e solidariedade na sua luta contra a Lei 12 815/13, na defesa da exclusividade, o respeito pela Convenção 137 da OIT e contra a terceirização do trabalho e emprego precário, resultando em um ataque frontal direito do trabalho.
Sabemos também que, num sentido mais amplo, o ataque contra trabalhadores portuários é parte de um ataque global sobre a classe trabalhadora através da redução dos direitos sindicais e movimentos organizados da sociedade civil. Brasil não é exceção. Sua luta é a luta de todos os trabalhadores, é a luta da IDC. Só venceremos si estamos unidos.
Esperamos que vocês nos informam sobre suas ações e desenvolvimento do conflito, a fim de coordenar as ações de solidariedade necessárias.