O Complexo Portuário de Itajaí, na região do Vale, que é composto pelo APM Terminals em Itajaí e a Portonave, em Navegantes, reabriu as atividades às 10h deste sábado (16). O acesso de navios cargueiros ficou fechado devido ao mau tempo desde 9h de terça-feira (12).De acordo com a praticagem, ondas de até 3,5 impediam as manobras de entrada de embarcações. Na sexta-feira, elas diminuiram para alturas de até 2,5 metros e, neste sábado, as condições do mar melhoraram e permitiram a retomada das atividades.
O diretor-presidente da praticagem, Alexandre da Rocha, explica que todos os navios saíram do Complexco até quinta (14), quando foi proibido a entrada e saída de embarcações. Até esta data, os navios conseguiam sair do Canal da Barra.
No total, sete navios não conseguiram acessar o Complexo. Três deles cancelaram a escala na região e partiram para outros destinos. Outros quatro aguardaram a regularização das atividades e começaram a entrar neste sábado.
Apesar de não existir informações sobre perdas na movimentação, a estimativa é que cada navio parado gere de 15 mil a 50 mil dólares de prejuízos aos donos das embarcações, informou a assessoria de imprenso do Complexo.