Integrando delegação brasileira, o diretor da ANTAQ, Fernando Fonseca, participou de visitas técnicas aos portos norte-americanos de Miami, Houston e Long Beach / Los Angeles. Fonseca estava acompanhado de representantes de alguns dos principais terminais portuários brasileiros.
O evento ocorreu entre 12 e 22 de julho, e atendeu a um convite da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA), que tem como missão prospectar oportunidades de negócio para empreendedores daquele país.
As visitas se iniciaram pelo porto de Miami, na Flórida, que é considerado referência na recepção de passageiros de navios transatlânticos, que operam as linhas de turismo para a região do Caribe. Ao final das obras, o porto, que se encontra em obras de aprofundamento de seu acesso aquaviário, envolvendo área sensível sob a ótica ambiental, terá suas instalações aptas ao recebimento dos grandes porta-contêineres.
Outra instalação visitada foi o porto multipropósito de Houston, no Texas. O porto está situado na região banhada pelo Golfo do México e destaca-se pelo significativo volume de movimentação de granéis sólidos e líquidos, em especial derivados de petróleo.
A programação encerrou com a visita ao complexo portuário de Long Beach / Los Angeles, na Califórnia, referência mundial no uso de tecnologia de ponta em exploração portuária sustentável.
Principal porta de entrada dos produtos asiáticos ao mercado americano, o complexo possui uma série de terminais especializados na movimentação de contêineres, alguns deles totalmente automatizados.
Além das visitas aos portos, a programação incluiu reuniões de trabalho, promovidas pela USTDA, com empresas norte-americanas interessadas em fornecer bens e serviços e investir nos portos do Brasil, destacando-se a realização do evento Industry Roundtable, em Long Beach, ocorrido em 20 de julho.
Na ocasião, o diretor da Antaq falou sobre a oportunidade de investimentos no setor portuário brasileiro, com base no novo marco regulatório do país. “O sistema portuário do Brasil vive um momento de alta atratividade de investimentos, que contempla um conjunto de licitações de arrendamentos nos portos organizados, planos de melhoramento e ampliação de diversos terminais arrendados e a criação de novos terminais privados”, destacou.