Novo presidente da Codesp tem indicação aprovada e toma posse em Santos

O novo presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o engenheiro naval Casemiro Tércio Carvalho, teve sua indicação aprovada pelo Conselho de Administração (Consad) da empresa na tarde desta segunda-feira (25) e, logo depois, no início da noite, tomou posse. Oficializado no cargo, revelou uma de suas prioridades na gestão da autoridade portuária de Santos: fazer a concessão do canal de navegação para a iniciativa privada.

 

A aprovação do nome de Tércio pelo Consad ocorreu pouco mais de dois meses após ter sido escolhido pela equipe de transição do então presidente eleito Jair Bolsonaro, e mais de um mês após sua indicação oficial pelo Ministério dos Transportes.

 

Há dez dias, o mesmo conselho havia aprovado as indicações da engenheira Jennyfer Tsai para a Diretoria de Engenharia e do advogado Danilo Veras para a Diretoria de Relações com o Mercado e Comunidade.

 

Sobre seus planos para a Docas, Tércio destacou o projeto de fazer a concessão do canal de navegação à iniciativa privada. A ideia é que o setor privado assuma a manutenção da profundidade do canal (com a realização das obras de dragagem), sua sinalização, o monitoramento ambiental e seu balizamento.

 

Ainda restam duas vagas na direção da Codesp, relativas às pastas de Operação Logística e Administração e Finanças. Para elas, são cotados, respectivamente, o capitão-de-mar-e-guerra Marcelo Ribeiro (ex-capitão dos Portos de São Paulo) e o consultor Fernando Biral. Ambos devem ser confirmados nos cargos nos próximos dias.