A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq aprovou, em sua última reunião ordinária, realizada em 9 deste mês (sexta-feira), as licitações para arrendamento de três áreas e infraestrutura públicas nos portos de Paranaguá, no Paraná, e do Itaqui, no estado do Maranhão. Serão as primeiras licitações do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI na área portuária em 2018.
Duas áreas são localizadas no Porto de Paranaguá – uma destinada à movimentação de carga geral de origem florestal (PAR01) e outra de carga ro ro (PAR12) -, e uma área no Porto do Itaqui, especializada na movimentação de carga geral de origem florestal (IQI19). Os investimentos previstos nos três terminais somam R$ 395 milhões, a serem feitos ao longo dos 25 anos do contrato.
A expectativa é de que os editais para licitação das três áreas sejam publicados no portal da Agência na semana que vem. Com isso, os leilões já poderão ser realizados a partir do final de junho, uma vez que se cumprirá o prazo regulamentar de cem dias após o lançamento dos editais.