Principal terminal do agronegócio brasileiro, o Porto de Paranaguá, no Litoral do Estado, viveu nos últimos anos um período áureo, marcado por investimentos e obras que trouxeram melhorias inquestionáveis à operação portuária. Após seis anos com Luiz Henrique Dividino à frente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em abril deste ano o comando da empresa pública passou para Lourenço Fregonese, que até então ocupava o posto de diretor comercial.
Em conversa com a reportagem do Boletim Informativo, Fregonese adiantou que o ritmo de investimentos não diminuiu com a saída de Dividino. Pelo contrário. Atualmente estão em andamento obras importantes, dentro e fora da área portuária, que deverão ampliar a capacidade de movimentação de cargas e facilitar o acesso rodoviário aos terminais. Para o setor agropecuário, a notícia tem importância estratégica, uma vez que o segmento representa 75% das movimentações de carga em Paranaguá.
“Já tivemos seis anos com o Dividino, que foram muito bons. Somos uma equipe que continua com as mesmas ideias e o mesmo vigor”, afirmou Fregonese. Dentro do Porto já tiveram início as obras de ampliação dos berços 201 e 202 do cais Oeste. No valor de R$ 177 milhões, as melhorias estão sendo realizadas com recursos próprios da Appa. “Estamos ampliando o cais em 110 metros. Com isso será possível aumentar a capacidade de movimentação em 4,5 milhões de toneladas por ano em apenas um berço”, avalia.