Suape tem expansão de 12% no primeiro trimestre deste ano

O Porto de Suape registrou o maior índice de crescimento entre os cinco maiores portos públicos brasileiros no 1º trimestre de 2017. No período, a movimentação geral de cargas cresceu 12%, registrando 5,3 milhões de toneladas, contra 4,8 milhões em 2016. O Porto de Santos (SP), principal do País, registrou queda de 3,5% no período. O mesmo aconteceu com os portos de Paranaguá (PR) e Itaguaí (RJ), que registraram retração de 3,6% e 7,6%, respectivamente.

 

De acordo com o diretor de Planejamento e Gestão no Complexo Industrial Portuário de Suape (ýSuape), Jaime Alheiros, o comportamento positivo se deve, sobretudo, ao crescimento das exportações, da movimentação de granéis líquidos, contêineres, veículos e aos bons números na navegação por cabotagem.

 

“A destacar o aumento de movimentação de veículos a partir da FCA, de produtos siderúrgicos, por conta da operação recente da Gerdau, e do crescimento da cabotagem”, frisou. O incremento é três vezes maior que a média de crescimento geral dos portos públicos e privados brasileiros juntos. No mesmo período, a movimentação geral de cargas cresceu 4%.

 

Entre as principais cargas, os granéis líquidos, que concentram os combustíveis, produtos químicos e derivados de petróleo, movimentaram 224,9 mil toneladas. Tiveram destaque a movimentação de contêineres com 120,9 mil toneladas de açúcar, de veículos, ferro e aço, com 26,3 mil toneladas, 13,8 mil toneladas e 8,3 mil toneladas, respectivamente.

 

Suape também alcançou o maior índice de crescimento do País na movimentação de contêineres, fechando o 1º trimestre com alta de 29% para TEUs (107,9 mil) e mais 26% para a tonelagem (1,30 milhão de toneladas). Na comparação com o mesmo período de 2016, o Porto de Santos, registrou crescimento de 3,8%; seguido por Rio Grande 0,70%. Já o Porto de Paranaguá registrou queda de 9,7%.

 

Veículos

 

Com o crescimento na movimentação de veículos, Suape passa a ocupar posição de destaque nessa operação. Dos 12 portos nacionais que movimentam essa carga geral solta (veículos, tratores, partes e acessórios), Suape está hoje em 4º lugar, contabilizando 18,3 mil toneladas no primeiro trimestre de 2017, subindo uma posição no ranking em relação a 2016. Em 1º lugar nacional se mantém o Porto de Santos, seguido pelo Rio de Janeiro em 2º lugar e, Paranaguá em 3º lugar. Suape movimenta veículos da GM, Toyota e do Grupo FCA (Fiat e Jeep).