Artigo: AVANÇOS E FRUTRAÇÕES DA NOVA LEI PORTUÁRIA

ARTIGO-AVANÇOS E FRUSTRAÇÕES DA NOVA LEI PORTUÁRIA-converted Para se evitar injustiças, não apenas com as três federações, sobretudo com os dirigentes sindicais de base, de diversos portos brasileiros, que aturaram ativamente em Brasília, durante o processo legislativo de Conversão da MP 595 para a Lei, seguem, abaixo, comparações da Lei 8.630 com a nova […]

Codesp altera regras para uso da Hidrovia do Porto

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária) alterou as regras de cadastramento e habilitação de empresas interessadas em utilizar o modal hidroviário para o transporte de cargas no Porto de Santos. Agora, é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 665,36 pelo cadastro de transportador ou a renovação da […]

Leis e custos inviabilizam terminal automatizado no Porto

Determinar as medidas necessárias para automatizar as operações nos terminais de contêineres no Porto de Santos. Este é o tema de uma pesquisa desenvolvida por três alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos. Para isso, eles compararam instalações automatizadas em complexos internacionais com a realidade do cais santista e […]

Suape arrenda área não-operacional para envase e distribuição de GLP

O presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Carlos Vilar, homologou sexta-feira (31/8), o processo licitatório da concorrência 02/2018, que trata da cessão onerosa de área não-operacional de 24 mil metros quadrados para envase e distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP) no polo de granéis líquidos do Porto de Suape. A empresa ganhadora do […]

Conheça o Porto: Os complexos marítimos e fluviais do Brasil

Os portos podem ser classificados de acordo com sua localização. Assim, há os marítimos (às margens de um oceano), os fluviais (rios), os estuarinos e os lacustres (lagos). Mas, na gestão do sistema portuário, o Governo Federal acaba utilizando um critério diferente para organizá-los.   Nesse caso, o fator localização é substituído pelo tipo de […]

Para Antaq, setor de portos não pode ser demonizado

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia, defendeu o Decreto dos Portos e disse que o setor não pode ser “demonizado” se eventualmente alguma empresa cometeu um equívoco. A declaração foi feita em evento sobre o porto de Santos, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).   […]

Presidente da Codesp pede descentralização dos portos brasileiros

A descentralização dos portos brasileiros foi tema de encontro hoje (30), na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.   No estado de São Paulo, os embarques são feitos pelo Porto de Santos, o mais importante do país por movimentar um terço das exportações e importações, administrado pela Companhia Docas […]

Appa realiza obras estratégicas dentro e fora do Porto de Paranaguá

Principal terminal do agronegócio brasileiro, o Porto de Paranaguá, no Litoral do Estado, viveu nos últimos anos um período áureo, marcado por investimentos e obras que trouxeram melhorias inquestionáveis à operação portuária. Após seis anos com Luiz Henrique Dividino à frente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em abril deste ano o […]