MENSAGEM DA FENCCOVIB AOS FAMILIARES, AMIGOS E COMPANHEIROS DE ELIAS JOSÉ DA SILVA

 

A FENCCOVIB perde o seu mais antigo dirigente sindical. Trata-se do “Seu” Elias – como era chamado pela maioria dos trabalhadores dos portos brasileiros que o conheciam pessoalmente – é até por muitos que não o conheciam…

 

Elias José da Silva, nasceu em 20 de agosto de 1928 na cidade de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, no Estado de Pernambuco.

Começou trabalhar como portuário em Santos, na atividade de Consertador de Carga e Descarga, em 04 de maio de 1951.

Foi um dos mais importantes dirigentes sindicais portuários por mais de meio século. E, com tal, encontrava-se ainda atuando ativamente, no momento de seu falecimento, os 84 anos de idade, como Diretor de Administração e Finanças da FENCCOVIB. Com certeza, foi um caso impar em longevidade na liderança sindical ativa, principalmente no setor laboral portuário.

Ele, em dezembro de 1962, aos 33 anos de idade, foi eleito para o seu primeiro mandato sindical. E, como assessor e dirigente classista portuário, prosseguiu servindo ininterruptamente a comunidade portuária por mais de 50 anos.

Durante esse Período, foi presidente do Sindicato dos Consertadores de Carga e Descarga do Estado de São Paulo de 1962 a 1982. Membro representante dos Empregados no Conselho Superior do Trabalho Marítimo e ao mesmo tempo Secretário da Federação Nacional do Portuários. A partir de 1988, passou a pertencer a diretoria da FENCCOVIB – inicialmente foi membro de uma direção provisória, depois foi Secretário e, finalmente – até o seu falecimento – atuava como seu Diretor de Administração e Finanças.

Era considerado uma memória viva de todos os fatos positivos e negativos que ocorrem, durante os últimos 50 anos, às categorias que labutam no portos.

Ele se destacava na oratória. Entretanto, era na escrita que fazia inveja. Sem grau de escolaridade superior, ele desenvolvia textos com profundidade e argumentação jurídicas condizentes à de um operador de direito experiente e com mestrado ou doutorado, especialmente no que dizia respeito aos temas do setor portuário –sobretudo, quando se tratava de analisar a Lei nº 8.630, de 1993, e a legislação anterior.

Os milhares de páginas por ele escritas vão ficar como uma marca indelével para atuais e futuros diretores e funcionários da FENCCOVIB, bem como para muitos dirigentes sindicais portuários do Brasil.

Ressalte-se que, aos 84 nos de idade, ele ainda não media os esforços para prestar seu importante trabalho em Brasília, como Diretor da FENCCOVIB. Afastava-se com freqüência, e por longo períodos, do convívio da sua família que reside no Rio de Janeiro. Para exercer suas atividades na federação, ele encontrava-se hospedado, sozinho, no Hotel Garvey (em Brasília), onde acabou falecendo.

Fica, assim, uma eterna lembrança, de um homem trabalhador, honesto, ético, generoso, amigo, companheiro e, sobretudo, muito competente e responsável em tudo o que fazia – quando cometia qualquer equivoco, por mínimo que fosse, demonstrava a intenção de até se auto-punir. Trata-se de uma lacuna que dificilmente será preenchida…

Enfim, permanecerá, uma perene saudade de ELIAS JOSÉ DA SILVA a todos diretores e funcionários da Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios nas Atividades Portuária – FENCCOVIB, bem como aos seus amigos e companheiros de todos os sindicatos do setor portuário.

Brasília, 18 de janeiro de 2013.

MÁRIO TEIXEIRA

PRESIDENTE DA FENCCOVIB