Companheiros, agradecemos aos sindicatos que enviaram caravanas para o planalto central, ao relevante evento do dia 24 de maio.
Com certeza ficou marcada a monstruosa passeata de mais de 5 quilômetros até as proximidades do Congresso. Será inesquecível a atuação ativa de todos, não obstante a truculência da PM Distrito Federal que, a pretexto de combater “vândalos”, de forma generalizada usou spray de pimenta, bomba de gás lacrimogêneo e bala de borracha contra todos os manifestantes.
Mas com muita ênfase e destemor os companheiros protestaram contra as reformas trabalhista e previdenciária. Bem como engrossaram o brado da multidão pedindo “fora Temer e diretas já”.
Com certeza ajudaram fazer uma parte importante da história do nosso país.
Cumpre-nos ainda fazer menção – e ao mesmo tempo homenagear – àqueles heróicos companheiros que acabaram sendo feridos ou lesionados diante da arbitrariedade da polícia. Cabe destacar especialmente o companheiro Gerson Fagundes -DEL (diretor da Fenccovib e do Sindicato dos Arrumadores de Angra dos Reis) que foi atingido no rosto com uma bala de borracha a quem desejamos a pronta recuperação e seu retorno à luta que faz parte do seu DNA.
Reiteramos nosso agradecimento aos sindicatos e, sobretudo, aos valorosos e aguerridos companheiros que, na Esplanada dos Ministérios, honram e mais uma vez reafirmaram a tradição de luta dos trabalhadores dos portos.
Fica, assim, marcado profundamente essa relevante atuação dos companheiros, como um exemplo e estímulo aos demais trabalhadores do porto, nos futuros chamamentos à luta em defesa dos nossos direitos.
Mario Teixeira