ATP integra iniciativa que irá beneficiar mais de 18 mil trabalhadores portuários

O governo federal assinou no ultimo dia 13 o acordo que prevê uma série de ações para capacitação dos trabalhadores do sistema portuário. O Memorando de Entendimento para Cooperação Técnica entre o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil firma parceria junto ao Centro de Treinamento Portuário de Flandres, afiliado ao Porto de Antuérpia, na Bélgica. Chancelado pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e diversas entidades do setor, o documento, direcionado aos profissionais das áreas portuárias, administrativa e operacional, prevê a formação e qualificação dos trabalhadores e transferência de tecnologia.

 

Segundo o presidente da ATP, almirante Murillo Barbosa, serão mais de 18 mil trabalhadores do sistema portuário a serem beneficiados pela iniciativa. “Essa parceria nos permitirá promover o desenvolvimento de capacidades, estimulando a participação dos operadores dos Terminais Portuários, de todo o país, para alcançar o maior número de trabalhadores. São milhares de profissionais que terão a oportunidade de ampliar conhecimentos nas suas áreas de atuação e, assim, contribuir para modernização dos serviços do setor e, consequentemente, trazer mais eficiência e melhoria dos resultados econômicos para o Brasil ”, destacou.

 

A parceria entre o centro de treinamento belga e o sistema portuário brasileiro tem validade de três anos. Para execução da iniciativa, a implementação dos projetos poderá contar com recursos financeiros governamentais e não-governamentais, a serem captados pelas entidades, conforme os respetivos projetos de execução.