Belém recebe o 41º Encontro Nacional de Praticagem

Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, acontece, em Belém (PA), o 41º Encontro Nacional de Praticagem, promovido pelo Conselho Nacional de Praticagem (Conapra). Temas como segurança da navegação, capacitação, logística e infraestrutura portuária estão na programação que será apresentada por representantes da Marinha, de universidades e dos próprios práticos, responsáveis pelo assessoramento dos comandantes das embarcações em manobras em águas restritas.

 

Após as palavras iniciais do diretor-presidente do Conapra, o prático Gustavo Martins, o vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho fará a abertura do evento. Ele assumiu, em julho, o comando do 4º Distrito Naval, responsável pelas operações da Marinha e pela segurança da navegação na região dos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.

 

Em seguida, o capitão de fragata João Bittencourt Cavalcanti vai falar sobre os desafios do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, do qual é diretor. A unidade teve a denominação alterada em setembro. Era o Centro de Levantamentos e Sinalização Náutica da Amazônia Oriental, antigo Serviço de Sinalização Náutica do Norte, e cuida de atividades imprescindíveis à segurança como os processos de hidroceanografia, atualização cartográfica e auxílios à navegação.

 

Ainda no tema regional, o professor doutor Hito Braga de Moraes, da Universidade Federal do Pará, irá abordar o potencial marítimo do Pará na logística internacional considerando o canal do Panamá.

 

Já o professor doutor Eduardo Tannuri, da USP, contará um pouco sobre o compartilhamento da experiência dos práticos nos estudos de novas operações portuárias, simulados no laboratório Tanque de Provas Numérico da universidade, parceira do Conapra.

Entre os práticos, o diretor técnico do Conapra, Porthos Lima, vai falar sobre a execução do Curso de Atualização para Práticos (ATPR), apresentado recentemente no IX Fórum Latino-Americano de Práticos, em Buenos Aires.

 

O prático Matusalém Gonçalves Pimenta levará o assunto do seu livro “Praticagem, Meio Ambiente e Sinistralidade”, no qual analisa acidentes a partir da resolução A-960 da Organização Marítima Internacional (IMO).

 

Por fim, o prático Luiz Antônio Raymundo da Silva, também do Rio de Janeiro, encerra o encontro com o painel: “O fator humano na navegação em águas restritas”.

 

O 41º Encontro Nacional de Praticagem será realizado no centro de convenções do Hotel Grand Mercure, a partir das 9h do dia 28. No dia 29, o evento será interno, voltado apenas à praticagem.

 

Confira a programação: 

 

28/nov – terça-feira – Centro de Convenções

 

09h00 às 09h30: Credenciamento e Welcome Coffee

 

09h30 às 09h40: Palavras iniciais

Gustavo Henrique Alves Martins – Diretor-Presidente do Conapra

 

09h40 às 10h20: Abertura do Encontro

Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval

 

10h20 às 11h00: Painel 1 – “Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, missão e desafios”

CF João Bittencourt Cavalcanti – Diretor do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte

 

11h00 às 11h30: Coffee break

 

11h30 às 12h10: Painel 2 – “A estruturação do modelo de capacitação brasileiro, sua execução e o gerenciamento de sua parte presencial”

Prático Porthos Augusto de Lima Filho – Diretor Técnico do Conapra

 

12h10 às 12h50: Painel 3 – “Integração do uso de simuladores de manobra e experiência da praticagem para projeto de novos terminais e otimização de infraestrutura existente no Brasil”

Prof. Dr. Eduardo Aoun Tannuri – Professor Titular da Universidade de São Paulo

 

12h50 às 14h30: Almoço

 

14h30 às 15h10: Painel 4 – “Praticagem, meio ambiente e sinistralidade”

Prático Matusalém Gonçalves Pimenta – Prático da ZP-15

 

15h10 às 15h50: Painel 5 – “Plataforma logística internacional do Pará – Porto off-shore”

Prof. Dr. Hito Braga de Moraes – Universidade Federal do Pará

 

15h50 às 16h10: Coffee break

 

16h10 às 16h50: Painel 6 – “O Fator humano na navegação em águas restritas”

Prático Luiz Antônio Raymundo da Silva – Prático da ZP-15