O navio graneleiro Ocean Opal, de bandeira de Hong Kong, encalhou na baía de Santos, no litoral de São Paulo, durante manobra de saída do complexo portuário da cidade nesta segunda-feira (15). O incidente durou 3h, não deixou feridos ou danos ambientais, e será investigado pela autoridade marítima.
A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) informou que o encalhe ocorreu às 3h, enquanto o navio deixava o Porto de Santos. O incidente ocorreu entre as boias de sinalização 2A e 1A do canal de navegação, em região próxima a mar aberto. Não havia outros barcos no entorno.
No Porto de Santos, o Ocean Opal carregou açúcar no cais dos armazéns 20 e 21, segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). O cargueiro tem 229 metros de comprimento e pode transportar 80 mil toneladas de grãos – a quantidade embarcada não foi informada.
“O navio teria efetuado uma guinada à boreste (à direita), saindo do canal”, declarou a autoridade marítima. Segundo a capitania, no amanhecer dois rebocadores portuários conseguiram desencalhar o cargueiro, que seguiu viagem normalmente em seguida.
A Marinha, por meio da CPSP, informou que abriu um inquérito para apurar causas e responsabilidades. O G1 não conseguiu contato com a empresa proprietária do navio, nem com os representantes da companhia durante escala no complexo portuário santista.