Novo porto em Pontal vai gerar empregos, negócios e benefícios sociais

Previsto para entrar em operação no segundo semestre de 2020, o Terminal Portuário Porto Pontal terá aproximadamente 1.000 colaboradores e se constituirá na maior área para armazenamento de contêineres do país. Com mais de 625 mil m², investimento de R$1,5 bilhão, será o primeiro terminal do país a operar 100% com equipamentos sobre trilhos. Situado na entrada da Baía de Paranaguá, região conhecida como Ponta do Poço, o porto de Pontal fica a uma distância de 23 quilômetros do alto-mar. Conversamos com Patrício Júnior, experiente CEO contratado pelo acionista majoritário, Grupo JCR, para comandar a operação, junto com o engenheiro civil Ricardo Bueno Salcedo, também na direção institucional.

 

Em que fase se encontra o empreendimento?

 

Trabalhamos com um projeto green field e neste momento estamos fechando as ações e licenciamentos iniciais para termos o próximo ano focado na construção e na contratação de colaboradores.

 

Quais seus principais desafios como CEO do Porto Pontal? 

 

O principal desafio será fazer do Porto Pontal uma melhor opção ao exportador/importador da região do que hoje são os portos de Santa Catarina. Trabalhando junto com Paranaguá, faremos do Paraná a melhor opção logística da região, que transcende as fronteiras do Paraná.

 

Quais benefícios para a região?

 

A cidade vai evoluir na medida em que seus políticos puderem acreditar no potencial de um porto para uma cidade. É só observar algumas experiências no setor, como em Navegantes e Itapoá, em Santa Catarina, ou em Portocel, no Espírito Santo. Desenvolvimento social, econômico e geração de empregos são apenas alguns dos benefícios que um porto pode trazer para o país.

 

Visão do cenário brasileiro atual?

 

Existe uma boa análise de PIB, feita por Ricardo Amorim, onde ele fala dos períodos de baixa e das recuperações. Quando o Porto Pontal ficar pronto – em meados de 2020 – o Brasil vai precisar de nós para escoar e aumentar o PIB da região. Estaremos no momento de recuperação. Toda nossa visão é positiva.

 

Breve histórico profissional

 

Sou formado pela Escola de Oficiais da Marinha Mercante do Rio de Janeiro e com MBA em Logística Portuária pela Universidade de São Paulo, Liderança e Estratégia para Executivos pelo IMD, na Suiça, e Gerenciamento de Terminais pela Lloyds Maritime Academy, em Londres. Ocupei cargos em empresas como Sealand, Maersk Line, além de ter atuado no CTO-Ceará Terminal Operator, no Aqaba Container Terminal (Jordânia), no APM Terminals Jordânia e Panamá e no Porto Itapoá.