Acontecerá, entre os dias 16 e 21 de outubro, no Rio de Janeiro, a IX Conferência Internacional de Engenharia Costeira e Portuária em Países em Desenvolvimento (Pianc Copedec), cujo tema é “Aperfeiçoando o Transporte Aquaviário e o Desenvolvimento Costeiro – o Desafio de Alcançar Soluções Integradas”.
Entre os principais palestrantes estão o diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski; o diretor do Centro de Sedimentos Contaminados (CCS) e gerente do programa de Pesquisas Ambientais sobre Operações de Dragagens (Doer), Todd Bridges; e o presidente do Comitê de Seleção de Artigos da Copedec, Ron Cox. A conferência terá oito temas de discussão: engenharia portuária; planejamento e gestão portuária; navegação interior; transporte marítimo de cabotagem e navegação costeira; engenharia costeira; gestão de risco costeiro e da zona costeira; mudanças climáticas e questões ambientais portuárias e costeiras; e logística portuária e de transporte aquaviário e transporte multimodal.
Haverá cinco visitas técnicas. São elas: Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil; LabOceano; Porto Novo; Porto do Sudeste e Sepetiba Tecon. A conferência espera atrair mais de 400 delegados de todo o mundo, incluindo profissionais da área de infraestrutura portuária e marítima, fornecedores de equipamentos e insumos para a área portuária, firmas de consultoria, empreiteiros do setor marítimo, companhias de dragagem, especialistas ambientais, pesquisadores e estudantes.
Os objetivos da conferência são: proporcionar um fórum internacional onde engenheiros costeiros e portuários de países em desenvolvimento possam trocar conhecimento e experiência entre si e com seus colegas de países desenvolvidos; e possibilitar que os países em desenvolvimento tenham um conjunto de recursos humanos sustentáveis com profissionais qualificados para o desenvolvimento costeiro e portuário.
A conferência já conta com diversos patrocinadores. Entre eles estão: Soletanche Freyssinet, Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Porto de Santos, Porto do Açu – Prumo Logística, Sepetiba Tecon, FNTTAA, Sindmar, Conttmaf, Huesker, Syndarma, Deltares, Jan De Nul Group, Kincaid, Trelleborg, Ramboll, Environ, Porto de Imbituba SCPAR, Porto Sudeste, Lab Oceano Coppe/UFRJ, Concessionário Porto Novo, Marinha do Brasil e Gap Group.
Mais informações: www.pianc-copedec2016.com.br