1. Na reunião, do dia 17/5, com o Ministério do Trabalho (com a presença de seus assessores, da Deputada Gleisi Hoffmann, do presidente da CONTTMAF e do Presidente da Federação dos movimentadores de Mercadorias), demos ênfase a respeito dos portuários de Itajaí, que enfrentam uma situação difícil de falta de trabalho por causa do desvio de embarcações para outros portos, que está sendo feito por empresas megatransportadoras.
2. Destacamos que, sobre o assunto, recentemente fizemos denúncia em um Seminário internacional de portuários (realizado no Chile). O patrono do evento (o IDC – International Dockworkers Council) se comprometeu em interceder junto aos principais armadores (especialmente à MAERSK) para tentar persuadi-los em voltar a fazer escala no Porto de Itajaí.
3. Ressaltamos que o MTE está com um pedido de saque extraordinário do FGTS para os portuários de Itajaí. Na reunião reforçamos esse pedido.
4. Também deixamos pedido de reativação da Coordenação Nacional de Auditores e de Grupo Móvel de Auditores do MTE para atendimento ao trabalho portuário e aquaviário.
5. Também solicitamos informações sobre novos ingressos (concurso) de auditores do MTE. Respondendo, o Ministro afirmou que haverá concurso no próximo semestre.
Mário Teixeira