Entre os empreendimentos no Estado que irão a concessão pelo Programa de Investimentos em Logística (PIL), os cinco terminais a serem instalados no Porto de Suape são os que provavelmente não terão dificuldades de encontrar investidores interessados. Estão previstos terminais de veículos, de trigo, o de minérios – que serão dois – e o de contêineres.
A intenção do governo do Estado era licitar alguns desses empreendimentos desde 2012, mas isso não foi possível porque a nova Lei dos Portos transferiu para a União a competência de fazer essas licitações.
Ontem, um executivo de uma grande companhia que atua no setor afirmou que a sua empresa vai concorrer aos empreendimentos do PIL nos portos de Manaus e Suape. O setor portuário já trabalha com a lógica de investir, construir e operar mediante uma concessão. A maioria dos projetos foi elaborada pelo governo do Estado desde 2012 e deve faltar poucos detalhes para subsidiar futuras licitações.
Para Suape e o Estado, os terminais são importantes porque serão criados mais empregos e mais recursos vão circular na economia local, além de aumentar a receita da estatal Suape. “Esses empreendimentos consolidam Pernambuco como o grande destino logístico do Nordeste”, resume o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões.